:::A crise mundial - e china:::

Politicas da antiga administracao Americana deixou um verdadeiro “buraco negro” na atual economia mundial.Foi um verdadeiro Déjà vu. O colapso do dolar, a moeda de troca e reserva internacional, tem devastado a economia dos Estados unidos, que tem levado consigo as outras potencias. Potencias mundiais, G20, estao a trabalhar de modo a se definir estrategicas concretas e eficientes para se sair do “coma”. Deste destaca-se, pela sua inorme controversia e relevancia, o apresentado pelo governador do Banco Central da China, que propos a criacao de uma moeda de reserva mundial independente de qualquer nacao ou estado. Proposta esta nao suportada pelo presidente Americano, Barack Obama, como se intende. Se tivermos uma nova moeda de reserva internacional, o dolar perderá toda a sua influencia exterior causando uma verdadeira revolucao na economia mundial.


Brasil, Russia, India e China,(BRIC) consideradas as proximas potencias economicas, ficou resumida a (IC) com China em destaque para uma possivel lideranca mundial. Até alguns lideres mundiais ja dizem que china, a Terceira potencia economica mundial, ja lidera o mundo.

A economia Chinesa vem crescendo os ultimos 30 anos de uma forma espantosa, agora, com a crise, as questoes que ficam é se Beijing conseguirá corresponder as expectativas. Os Estados unidos esperam que a China compre mais tesouro neles, a FMI espera uma contribuicao significativa aos paises como a irlanda, e outros de modo a ajuda-los a sair da crise, etc.

Internamente china enfrenta problemas que se devem ser consideradas, entre os quais a relevancia a quantidade em relacao a qualidade na producao, bem como o seu desiquilibrado crescimento. Estima-se tambem que a elevada producao para a exportacao podera cair no vazio quando este e confrontado com o poder de compra exterior que nao é suficiente. Nesse ponto a crise podera ter consequencias devastosas para a economia chinesa.

Especialistas dizem que a China terá ainda que ser forte internamente com politicas sociais fortes, e ter um poder de compra muito mais vasta. Contudo os Chineses ainda possuem um salario muito baixo, e distribuido inadequadamente. Familias insistem mais em poupar do que gastar. Disso um ponto é claro, se nao tivermos uma politica onde se garante uma competicao justa, o pobre tera maior dificuldade de melhorar o seu estado social e economica.
Alem disso, a propia conjustura da politica chinesa continua a nao fornecer opcoes validas. A politica corrente aplicada nao é justa, onde pessoas de alto nivel decidem quem ganha e quem perde, reservando o ganho a um grupo especifico em nome de toda a nacao. E como diz uma famosa musica brasileira “(…) O do cima sobe, e o do baixo desce”!

O crescimento desiquilibrado tem como um dos factores a grande diferenca entre o meio rural e urbano. Alias, isto é um problema a qual muitos analistas pensam ser um trave para uma economia sustentada da China. Persiste-se uma elevada migracao da populacao rural ao meio urbano deixando o meio rural sem opcoes animadoras. Maozedong, respeitado revolucionario chines, sempre disse que a economia deste gigante pais, deve passar necessariamente pelo o investimento no meio rural. Nem mais.

Recentemente, o primeiro ministro Chines, disse que a economia chinesa tem tido uma recuperacao gradual a crise, apesar de ainda existirem problemas.
O pacote de estimulo implementado por Beijng, tem funcionando, e garante que se for necessario será aumentado. É previsto um crescimento a volta dos 5% ao contrario as outras potencias.

Nesta luta de sobrevivencia, China vem vivendo num flat pintado a cor de rosa, bonita e expetante, em que tudo parece ser aprecivel e de bom gosto para os vizinhos. Contudo o espaco continua a precisar de muita remodelacao e decoracao para se poder sustir e carregar as costas os irmaos queridos, ou nao, para o bem da familia mundial.

0 comentarios:

Post a Comment

 
:::A crise mundial - e china::: | Artigos de web design por Carlos Gomes
voltar para cima