:::Desenvolvimento-sustentado- da ilha do maio:::

O Governo, em parceria com as Câmaras do Maio e da Boa Vista, bem como a SDTIBM tem feito um trabalho de modo a evitar os erros cometidos na experiência salense. É de se salientar a insistência no desenvolvimento turístico sustentado, estratégico e sobretudo equilibrado, como se explica a criacão de múltiplos instrumentos, e planos a volta.

Todo o trabalho que se tem feito vem exigindo uma coloboração proporcional de todos os intervenientes. Deste modo justifica-se a importância e necessidade do bom relacionamento das partes envolvidas. Tem se debatido muito, de modo que se defina o melhor modelo para oaproveitamento das potencialidades turísticas ( não focando somente o turismo de sol e mar) nas duas ilhas. Pelo facto de ser a primeira vez que se adopte tal sistema em Cabo Verde, e normal que este esteja susceptível a erros e imperfeições. É importante sermos abertos, e sensíveis, nessa longa investida para o “sake” da meta pré-estabelecida.

O novo documento, o Plano de Ordenamento Turístico, e um documento forte que era necessário entre os instrumentos para o desenvolvimento que se quer na ilha do Maio! Creio que e um passo importante da longa caminhada! É um documento que atinje outras vertentes que até agora estavamv“escondidas” e vazias. Dará mais interacção á população, e ás políticas camarárias. Ficaria contente em saber que não é um documento “fechado”, no ponto que não permitirá modificação e acrescento. Deverá
ser, sim ,um documento com “folhas em branco” e aberto à “anexos”. Como em qualquer regiao, o desenvolvimento da ilha do Maio, passa necessariamente por três (+1) esferas: Bens públicos, educação, a saúde, e recentemente o acesso as novas tecnologias.

A criação de infraestruturas básicas, foi e continua a ser uma das apostas. Contudo, ainda persitem problemas de acesso a ilha, energia, saúde, saneamento e outros. Nessa fase é importante que já se tenham definidas soluções concretas para o problema da energia, o novo hospital, o saneamento e o transporte marítimo a ilha. Espero que não caiamos no erro de este, o documento, se tornar numa copia resumida dade Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado das ilhas da BoaVista e do Maio (SDTIBM).

Para além das infraestruturas básicas, já apontadas, é de extrema importância falar da preparação da população para o desenvolvimento. Aqui a sustentabilidade e o equilibrio passa necessariamente pelo o Emprego, formações, habitacão, acesso a novas tecnologias de informacao e outras. Serao necessarios quadros para dar vazio a procura e oferta. Trabalhar no espírito empreendedor dos nossos jovens, mulheres donas de casa,principalmente no meio rural. Nisso e importante salientar politicas vantajosas e atraentes, tais como o microcredito, formacão, etc; Há milhares de histórias de empreendedorismo que se tornaram realidade graças ao sistema de microcrédito, cujo objectivo é atender às necessidades financeiras a pessoas e famílias à margem do sistemabancário devido à sua condição social e econômica.

É de se acrescentar a complementação do microcredito com acções de capacitação, acessoria e acompanhamento. E preciso apostar em medidas como esta, no combate ao desemprego, pobreza, etc. Permitirão tambem às pessoas realizar projetos, associações, e lhes dára oportunidade de assumirem a responsabilidade de gerar a criação de condições na ilha para o acesso as novas tecnologias de informação, comunicaçao e inovaçao devera, definitivamente, entrar naagenda, se nao fosse a convergência as tecnologia de informação e comunicaçao um dos principais determinantes do desenvolvimento econômico.

Já agora as nossas belíssimas e movimentadas praças ainda aguardam os técnicos da NOSI. Do governo central uma atenção diferente, um “special care” em relação aos problemas da ilha, e um respeito digno para com o povo maense. A intensa coloboração com o poder local, de forma a encontrar concenso, para o bem da ilha, e de Cabo Verde. E necessário começar-mos, definitivamente, a ver as coisas de cima. Com o desenvolvimento avista, nos proximos 15 anos, Maio não será igual ao Maio de hoje, é bom sabermos disso. Que este plano não fique somente no papel, que sirva o desenvolvimento da ilha, e que deste se consiga frutos para o iniciar de um desenvolvimento turístico equilibrado e exemplar.



0 comentarios:

Post a Comment

 
:::Desenvolvimento-sustentado- da ilha do maio::: | Artigos de web design por Carlos Gomes
voltar para cima