Google Vs china

china-bye


A notícia de que Google, 谷歌, em chinês, lê-se (guge) poderá deixar de operar no mercado chines abriu varias interrogações e mal-estares. Na causa estão os recentes ataques oriundas do território chines a propriedades intelectuais do google através do acesso ilegal a conta gmail de activistas do direito humano chinês. Segundo o  comunicado não official da empresa, houve ataques a diversas contas gmail de activistas de E.U.A  e europa residentes no território chines. Tudo indica os ataques foram oriundas do terroritorio chines, por hackers suportados ou pelo menos financiados por oficiais de Beijing.


Esta foi a primeira vez que uma empresa desafia para não dizer “ameaça” Beijing. Google, hoje, desmentiu a possibilidade de deixar o mercado chines. Contudo deixa claro que este acontecimento merece uma abordagem seria das duas partes.

Apesar do querem aliviar o erro – no meu entender a abordagem da empresa foi precipitada e de “ cabeça quente “ – a relação com Beijing complicou-se e poderá conhecer consequências graduais que poderá levar a empresa a desistir do mercado chinês.

Google talvez encontre neste recente ataque, uma razoável desculpa para deixar o mercado chinês como “herói magoado”, ou pelo menos não envergonhado por não ter conseguido o sucesso – opiniao de alguns bloggers chineses . A companhia e sombra da sua competidora, a baidu que detém 70% do utilizadores “patrióticos”. A comunidade de utilizadores de google na china ainda prevalece no meio restrito, classe universitária na maioria, e principalmente focada em centros mais importantes na china como beijing, shanghai, shenzhen, ou guangzhou. Contudo, conforme recentes dados, nos ultimos 6 meses a companhia ganhou algum espaco a baidu, tendo neste momento 43% conta 68% da baidu.

Devido o recente desempenho da empresa, duvido que o mercado seja a "real" razao que levou google a ameaçar em deixar o mercado chinês.

Quando o google entrou no mercado chinês há quatro ano atrás concordou em  censurar parte das pesquisas, mesmo sabendo que este comprometia a sua missão.

No comunicado, não oficial, a empresa coloca a possibilidade de por fim ao tratado de censura nos resultados do seu buscador e colocar a “nu”  diversos episódios da História chinesa, como o massacre e tiananmen, ou as “verdades” não oficiais de Dalai Lama aos utilizadores chineses.

Durante este 4 anos a empresa lançou uma versão chinesa do seu buscador, google.cn , introduzindo modificações e inovações no serviço local, como um buscador de musica, ou método de digitacao de pinyin.

Se google deixar de operar na china, os top 3 sites, facebook, youtube, estes bloqueados na china, a ideia de e que google quem esta a deixar china passara a a ser a de china deixando o network mundial.

A ideia de operar livremente na web, na era de que muitos consideram a da informação, e de extrema relevância, ainda mais quando o web 2.0 comessa a ganhar forca e globalidade. A minha duvida e sera que se aviza a fase em que nem a nossa liberdade intectual e livre e protegida na web?

0 comentarios:

Post a Comment

 
Google Vs china | Artigos de web design por Carlos Gomes
voltar para cima