
As microblogs se relacionam pela a simples ideia de permitir ao utilizador de escrever/publicar a sua mensagem utilizando no máximo 140 palavras. Nada inovativo ne. Pois o secredo das microblogs é o constante “update” de mensagens/topicos entre grupos de utilizadores e entre utilizadores. Creio que é a melhor maneira de estar ligado a seja la o topico que queiras seguir.

Recentemente google lancau, Google Buzz. Um servico incluido no gmail que permite ao usuario partilhar links, fotos, mensagens e comentarios organizados num “dialogo” visivel apartir do caixa de entrada do utilizador. A quem diz que e o “novo twitter”. Creio que Buzz e muito mais completo de que twitter quer na organizacao da informacao quer na estrutura.
Google Buzz, twitter, facebook são exemplos de sucesso que confirmam que atinjimos, ou pelo menos estamos a caminho de, uma era aonde as “web applications” poderao ser uma alternativa viavel as “desktop applications”.

Novas, no uso e abordagem, Ajax (nao mais de que um termo criado para substituir XmlHttpRequest), implementado em browsers modernos podera ditar a fase em que as tecnologias informação poderão ser um instrumento de elevada importância na nossa vida pessoal/profissional.
Pouco tempo atrás recebi um email do Luis, com um assunto interresante: “Fora do twitter e analfabeto”. Ora no ponto. Quem hoje usa as social networks, como o facebook, hi5, twitter por um tempo, nao imagina a web diferente.
Estar ligado ao que se passa ao seu redor profissional/academico, no mundo, é talvez a descrisao literaria mais obvia do "social network". Contudo no meu ponto de vista ela me alerta a um outro tema – A globalização do conhecimento/conteudo. A globalização, um tema delicado e sensivel, no seu todo, nao é a minha intensao o debrucar neste artigo, nao e mais do que partilhar, contribuir, inovar e criar independentemente de quaisquer “inclinios”. O conhecimento e global e partilhavel, desde que num determinado grupo o considera e determina.
Se tivessemos escolas, nao insfastruturas, “ambiente”, aonde se ensinavam o poder que web tem hoje na sua vida, cabo verde estaria hoje num nivel menos lamentavel. Falar de tecnologias/ acesso a elas em cabo verde e um artigo que prometo escrever em horas vagas num acompanhar de um morna, para aliviar a dor.
0 comentarios:
Post a Comment