O poder das “Social Networks”

Twitter e facebook, dois colosos no mundo do blog, avançam a uma velocidade excitante que visa atingir uma e so meta – fazer do blog o mais “micro” possível. Não me refiro ao micro do significado de “pequeno” no que concerne ao conteúdo/informação, mas sim na relação com o conteúdo/utilizador. No Redimensionar do espaço existente entre o conteúdo disponibilizado pelos utilizadores e os utilizadores entre si.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados , twitter é o mais popular dos “microblogs” entre os quais figura, o jaiku, ou a kwippy.
As microblogs se relacionam pela a simples ideia de permitir ao utilizador de escrever/publicar a sua mensagem utilizando no máximo 140 palavras. Nada inovativo ne. Pois o secredo das microblogs é o constante “update” de mensagens/topicos entre grupos de utilizadores e entre utilizadores. Creio que é a melhor maneira de estar ligado a seja la o topico que queiras seguir.

Dalai Lama disse que a simplicidade e o caminho para a felicidade. K.I.S.S - Keep it simple stupid, é claro e grosso. Google K.I.S.S, twitter K.I.S.S, flickr K.I.S.S, youtube K.I.S.S, facebook K.I.S.S, a verdade é que K.I.S.S é o principio das “Social networks” que esclarece não só a questao da simplicidade mas também a relação entre o utilizador e applicacao, da maneira mais cru que existe.

Recentemente google lancau, Google Buzz. Um servico incluido no gmail que permite ao usuario partilhar links, fotos, mensagens e comentarios organizados num “dialogo” visivel apartir do caixa de entrada do utilizador. A quem diz que e o “novo twitter”. Creio que Buzz e muito mais completo de que twitter quer na organizacao da informacao quer na estrutura.

Google Buzz, twitter, facebook são exemplos de sucesso que confirmam que atinjimos, ou pelo menos estamos a caminho de, uma era aonde as “web applications” poderao ser uma alternativa viavel as “desktop applications”.

Googlewave, um producto gigante da google, utiliza as mais avancadas tecnologias, como o html5, Ajax, para atinjir os utilizadores de forma inteligente e inovativa. Levando blogs, emails, wikis, mensagem instantaneas a um nivel nunca antes visto. Contudo a applicacao ainda continua a sua versao teste, e somente disponivel um a um numero delicado de developers e utilizadores. Se quiseres testar a applicacao, tenho disponivel alguns convites, e so enviar um email para kelvinwebdesigner@gmail.com.

Novas, no uso e abordagem, Ajax (nao mais de que um termo criado para substituir XmlHttpRequest), implementado em browsers modernos podera ditar a fase em que as tecnologias informação poderão ser um instrumento de elevada importância na nossa vida pessoal/profissional.
Pouco tempo atrás recebi um email do Luis, com um assunto interresante: “Fora do twitter e analfabeto”. Ora no ponto. Quem hoje usa as social networks, como o facebook, hi5, twitter por um tempo, nao imagina a web diferente.

Estar ligado ao que se passa ao seu redor profissional/academico, no mundo, é talvez a descrisao literaria mais obvia do "social network". Contudo no meu ponto de vista ela me alerta a um outro tema – A globalização do conhecimento/conteudo. A globalização, um tema delicado e sensivel, no seu todo, nao é a minha intensao o debrucar neste artigo, nao e mais do que partilhar, contribuir, inovar e criar independentemente de quaisquer “inclinios”. O conhecimento e global e partilhavel, desde que num determinado grupo o considera e determina.

Se tivessemos escolas, nao insfastruturas, “ambiente”, aonde se ensinavam o poder que web tem hoje na sua vida, cabo verde estaria hoje num nivel menos lamentavel. Falar de tecnologias/ acesso a elas em cabo verde e um artigo que prometo escrever em horas vagas num acompanhar de um morna, para aliviar a dor.

0 comentarios:

Post a Comment

 
O poder das “Social Networks” | Artigos de web design por Carlos Gomes
voltar para cima