Google deixa china - Déjà vu

Com facebook, youtube, twitter,blogger (da google), e provavelmente google.com, blockeados, china afunda-se na relacao com o ocidente e arrefece quase por inteiro a integracao no network mundial.

Os acontecimentos que abalaram a relacao google vs china, que deu muito que falar nos ultimos tempos, teve hoje uma final, a primeira de muitas, que todos ja previam - google deixa o mercado chines.

Google fechou os seus servicos na china e comecou a redicionar os utilizadores para a seu buscador, nao censurado, em hong kong (香港).O facto de google deixar china nao me deixou surpreendido, alias ja tinha prevido no meu artigo google vs china. O que me deixou surpreendido foi o facto de google utilizar o seu buscasdor, nao censurado, em hong kong, numa atitude, clara de desafiar Beijing, e claro a lei chinesa. A resposta nao durara, acreditem, ou google.com.hk sera blockeada ou, a menos desajada, google.com.hk e google.com


Esta decisao representa, numa comunidade de utilizadores de cerca de 30% um golpe "polar" profundo. Os preciosos recursos que a google oferecia, como a googe scholar, google music, etc deixara saudades.

A rejeicao de google as exigencias de beijing e uma atitude moral e etica exemplar, de acordo com os principios da empresa e circuntancias, mas ao mesmo tempo desrespeitador e de menino "malcriado" para com Beijing.

Com facebook, youtube, twitter,blogger (da google), e provavelmente google.com, blockeados, china afunda-se na relacao ibernatica com o ocidente e arrefece quase por inteiro a integracao no network mundial.

Felizmente, ouvi aos meus intintos quando, meses atras, capturei uma serie de images da google.cn e servicos, que aqui os partilho.



















0 comentarios:

Post a Comment

 
Google deixa china - Déjà vu | Artigos de web design por Carlos Gomes
voltar para cima